LabIUtil    useit.com    usernomics    usableweb   hcibib
Laboratório de Utilizabilidade da Informática
LabIUtil - Laboratório de Utilizabilidade  

Critérios Ergonômicos
para Avaliação de Interfaces Homem - Computador
por Bastien & Scapin, 1993

Os "Critérios Ergonômicos" constituem um conjunto de qualidades ergonômicas que as interfaces humano-computador deveriam apresentar. Eles foram desenvolvidos por dois pesquisadores de língua francesa, Dominique Scapin e Christian Bastien, ligados ao INRIA (Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique da França) em 1993. O conjunto é composto por 8 critérios ergonômicos principais que se subdividem em 18 subcritérios e critérios elementares.
 

Esses autores mostraram que seus critérios proporcionam o aumento da sistematização dos resultados das avaliações de usabilidade de uma dada interface (Bastien e Scapin, 1993). Isto é, quando diferentes especialistas empregam esses critérios como ferramenta de avaliação, eles obtêm resultados mais parecidos. Eles diminuem assim, um dos inconvenientes das avaliações por especialistas, especificamente a falta de sistematização nos resultados (conforme apresentado no capítulo 7).
 

As definições completas de critérios principais, sub-critérios e critérios elementares estão disponíveis no link: Critérios Ergonômicos