LabIUtil    useit.com    usernomics    usableweb
Laboratório de Utilizabilidade - Critérios Ergonômicos
Critério: 1. Condução 1.2. Agrupamento/Distinção de Itens

1. Condução
1.1. Presteza*
1.2. Agrup/Dist de Itens
1.2.1. Agrup/Dist por Localização*
1.2.2. Agrup/Dist por Formato*
1.3. Feedback Imediato*
1.4. Legibilidade

2. Carga de Trabalho
2.1. Brevidade
2.1.1. Concisão*
2.1.2. Ações Mínimas*
2.2. Densidade Informacional*

3. Controle Explicito
3.1. Ações Explicitas*
3.2. Controle do Usuário*

4. Adaptabilidade
4.1. Flexibilidade*
4.2. Experiência do Usuário*

5. Gestão de Erros
5.1. Proteção erros*
5.2. Qualidade das Mensagens de erros*
5.3. Correção erros*

6. Homogeneidade Coerência/ Consist.

7. Significado dos Códigos e Denomin.

8. Compatibilidade

Agrupamento/Distinção de Itens

Definição:

O critério Agrupamento/Distinção de Itens diz respeito à organização visual dos itens de informação relacionados uns com os outros de alguma maneira. Este critério leva em conta a topologia (localização) e algumas características gráficas (formato) para indicar as relações entre os vários itens mostrados, para indicar se eles pertencem ou não a uma dada classe, ou ainda para indicar diferenças entre classes. Este critério também diz respeito à organização dos itens de uma classes. O critério agrupamento/distinção de itens está subdividido em dois critérios: agrupamento/distinção por localização e agrupamento/distinção por formato.

Justificativa(s):

A compreensão de uma tela pelo usuário depende, dentre outras coisas, da ordenação, do posicionamento, e da distinção dos objetos (imagens, textos, comandos, etc.) que são apresentados. Os usuários vão detectar os diferentes itens ou grupos de i tens, e aprender suas relações mais facilmente, se, por um lado, eles forem apresentados de uma maneira organizada (i.e., ordem alfabética, freqüência de uso, etc.), por outro lado os itens ou grupos de itens são apresentados em formatos ou codificados de maneira a indicar suas similaridades ou diferenças. Além disso, a aprendizagem e a recuperação melhorada. OAgrupamento/distinção de itens leva a uma melhor Condução.

1.2.1. Agrupamento/Distinção por Localização*

Definição:

O critério de Agrupamento/Distinção por Localização diz respeito ao posicionamento relativo dos itens, estabelecido para indicar se eles pertencem ou não a uma dada classe, ou, ainda, para indicar diferen&c cedil;as entre classes. Este critério também diz respeito ao posicionamento relativo dos itens dentro de uma classe.

Justificativa(s):

A compreensão de uma tela pelo usuário depende, dentre outras coisas, da ordenação dos objetos (imagens, textos, comandos, etc.) que são apresentados. Usuários irão detectar os diferentes itens mais fac ilmente se eles forem apresentados de uma forma organizada (i.e., em ordem alfabética, freqüência de uso, etc.). Além disso, a aprendizagem e a recuperação O Agrupamento/distinção por localizaç ;ão leva a uma melhor Condução.

Exemplos de Recomendações:

  • Organizar os itens em listas hierárquicas
  • Organizar as opções de um diálogo por menus, em função dos objetos aos quais elas se aplicam.
  • Quando várias opções são apresentadas, sua organização deve ser lógica, i.e., a organização deve representar uma organização funcional relevante ou significativa (ordem alfa bética, freqüência de uso, etc.).
  • Comentários...

1.2.2. Agrupamento/Distinção por Formato*

Definição:

O critério de Agrupamento/Distinção por Formato diz respeito mais especificamente às características gráficas (formato, cor, etc.) que indicam se itens pertencem ou não a uma dada classe, ou que indi cam distinções entre classes diferentes, ou ainda distinções entre itens de uma dada classe.

Justificativa(s):

Será mais fácil para o usuário perceber relacionamento(s) entre itens ou classes de itens, se diferentes formatos ou diferentes códigos ilustrarem suas similaridades ou diferenças. Tais relacionamentos serão mais fáceis de aprender e de lembrar. Um bom agrupamento/distinção leva a uma boa condução.

Exemplos de Recomendações:

  • Fazer uma distinção visual clara de áreas que têm diferentes funções (área de comandos, área de mensagens, etc.).
  • Fazer uma distinção visual clara dos campos de dados e seus rótulos.
  • Comentários ...


* Critério Elementar Catálogo de exemplos >

Sugestões: email para LabIUtil

Adaptação livre do site: www.nngroup.com
realizada por CARNIEL & CYBIS