Diálogo

Arrasto

Interações

Manipulação

Direta

Redimensionamento

Rotação

Tratamentos

Objetos

Atributos

 

Guia de Estilos
 para Ambientes de Autoria em RV  


 

Tratamentos Automáticos

As ações do sistema envolvem o sistema ou um agente de ambiente sobre alguma parte da interação do usuário onde o próprio sistema tem o controle. Em situações onde o sistema assume o controle, após executar a ação o controle é retornado ao usuário.
Considerações sobre Configuração
  • Mostre claramente que o sistema iniciou ou terminou o controle de uma ação, quando quer que o sistema ou um agente tomam o controle da interação do usuário isto deve ser feito de maneira clara. Deve ser claro para o usuário quando o controle é retornado (Kullwinder).
  • Mostre claramente ao usuário porque o controle foi assumido (Kullwinder).
  • Mostre claramente quais ações estão disponíveis durante o controle do sistema (Kullwinder).
  • Forneça ao usuário um bom mapeamento das ações que o sistema está executando durante o período em que o controle é assumido pelo sistema (Bowman, D. and Hodges, L.).
  • É aconselhado que ao entrar no sistema o usuário não tenha que esperar mais do que 15 segundos (Miller, 1968 [Card et al. 1991]).
  • Em tarefas lentas onde o sistema assume o controle o usuário deve ser ocupado com outras tarefas, como por exemplo a emissão de feedbacks indicando a duração da tarefa. O tempo limite para manter a atenção do usuário focada no diálogo é de 10 segundos (Miller, 1968 [Card et al. 1991].