Diálogo

Objetos

Animados

Estáticos

Gerais

Manipuláveis

Atributos

 

Guia de Estilos
 para Ambientes de Autoria em RV  


 

Gerais

Objetos são elementos do mundo virtual com limites nítidos e significado claro em relação ao ambiente. O objeto tem identidade própria e é distinguível dos demais objetos. Objetos podem ser estáticos, manipuláveis ou animados.
Considerações sobre Configuração
  • Faça objetos facilmente distinguíveis e identificaveis, com papel bem definido dentro do mundo (Kullwinder) .
  • As partes de um objeto devem ser facilmente identificadas e selecionadas (Kullwinder) .
  • Situe de maneira clara áreas e objetos de interesse do mundo (Kullwinder) .
  • Interações devem ser assinaladas e objetos ativos devem ser distinguíveis de objetos inativos (Kullwinder).
  • Deve ficar claro para o usuário quando o objeto é sólido ou mesmo quando não pode ser movimentado (Kullwinder).
  • Objetos ou partes de objetos que identificam o usuário devem ser facilmente identificadas em qualquer ponto de visão. Em situações onde vários usuários interagem no ambiente e são representados por avatares, deve ficar claro para o usuário em sua máquina qual dos avatares o representa no mundo.
  • Os objetos em um mundo virtual, assim como seu comportamento devem possuir limitações (Bowman, D. and Hodges, L.).

Ex. Em um mundo virtual um cão não poderia voar mantendo assim um relacionamento metafórico com o mundo real.

  • O objeto principal deve contrastar de alguma maneira do resto da cena (Maestri, 1996).
  • O projetista deve fazer uso de técnicas para assegurar que a visão do usuário recaia sobre o objeto correto no tempo correto (Maestri, 1996).