COMPATIBILIDADE



Questão 1 - Verifique se existem descrições textuais associadas a imagens, gráficos, sons, animações, ícones, vídeos, etc., apresentados nas páginas (equivalentes textuais para componentes que não sejam textuais).

Aplica-se a: Imagem; figura, ícone; mapa de imagem; animação; vídeo, botão gráfico, etc.

Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: Apesar de relevante para usuários em geral, este item é particularmente importante para idosos que apresentem problemas visuais e auditivos. Assim, eventuais dificuldades com um canal perceptivo serão compensadas por apresentações que explorem outro canal.

Prioridade: 1

Origem da questão: Reformulação dos seguintes quesitos W3C 1.1; National Institute on Aging; IBM, GUIA, Acesso.

Critério Ergonômico: Compatibilidade.


Questão 2 - Verifique se há versão exclusivamente em texto para páginas com apresentações visuais ou sonoras caso a acessibilidade não possa ser obtida por outro recurso. Verifique também se as informações presentes nas versões em texto encontram-se atualizadas.

Aplica-se a: Página (com grande quantidade de apresentação gráfica e sonora).

Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: Uma versão somente texto de uma página que contenha apresentações visuais ou sonoras facilita o acesso para usuários com dificuldade visuais, pois o texto pode ser lido por um leitor de tela. Contudo, as páginas somente texto devem ser atualizadas em paralelo com as páginas correspondentes, pois apesar de inteiramente acessível um texto pode ser inútil se não estiver atualizado.

Prioridade: 1

Origem da questão: Reformulação e Extensão dos seguintes quesitos: W3C 6.5; IBM.

Critério Ergonômico: Compatibilidade, Flexibilidade.


Questão 3 - Verifique se as páginas estão livres de intermitência (efeito de piscar) de elementos visuais no site (ex.: propagandas, bullets, ícones) e, caso exista, se o usuário pode facilmente desativar este efeito.

Aplica-se a: Banner publicitário, janela auxiliar, animação.


Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: A intermitência ou o pulsar de imagens, bem como uma rápida passagem de uma quase escuridão para uma iluminação fulgurante (como a que ocorre nas luzes de tipo "strobe"), pode desencadear crises em pessoas com epilepsia fotossensível. Estes efeitos molestam igualmente os usuários idosos com problemas visuais e que estejam usando um software leitor de tela. Um comando facilmente operável deveria ser disponibilizado como forma de interromper estes efeitos.

Prioridade: 1

Origem da questão: Reformulação do quesito da W3C 7.1, GUIA.

Critério Ergonômico: Compatibilidade.


Questão 4 - Caso sejam oferecidas funções de busca, verifique se há diferentes tipos de pesquisa, bem como diferentes tipos de apresentação de resultados (ex.: resumido, detalhado, ordenação, etc.), correspondendo a diferentes níveis de habilidade e de preferências dos usuários.

Aplica-se a: Função de busca direta

Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: Por vezes as funções de busca oferecem recursos para a elaboração de buscas complexas, a exemplo de pesquisas que combinam operações lógicas. Muitos destes recursos são por demais complexos para serem usados por idosos e novatos. É indicado, portanto, que sejam oferecidos recursos básicos de busca de forma a facilitar as pesquisas. É igualmente importante que a ferramenta de busca incorpore mecanismo como busca por similaridades, verificador ortográfico, etc., como forma de reduzir a ansiedade causada por erros.

Prioridade: 3

Origem da questão: Reformulação e Extensão do quesito da W3C 13.7.

Critério Ergonômico: Compatibilidade, Flexibilidade.


Questão 5 - Verifique se o texto está escrito na voz ativa (ex. "é necessário que você se cadastre" em vez de "é necessário que você seja cadastrado").

Aplica-se a: Texto.

Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: Segundo (Craik & Salthouse, 2000), a habilidade de executar algumas operações mentais diminui com a idade. Estas operações incluem a habilidade de compreender um texto. Segundo (Czaja & Sharit, 1998; Morrell, 1997) embora estas mudanças não sejam geralmente dramáticas, sua presença pode interferir com o desempenho de suas tarefas. Neste sentido as frases de um texto devem ser escritas da maneira mais clara, direta e objetiva possível, o que exclui o emprego da voz passiva.

Prioridade: 2

Origem da questão: Reformulação do quesito da National Institute on Aging.

Critério Ergonômico: Compatibilidade.


Questão 6 - Verifique se o texto está escrito em linguagem simples, clara, familiar, no idioma do usuário.

Aplica-se a: Texto.

Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: Craik & Salthouse (2000), alertam para a perda de habilidades de recordar e processar simultaneamente informações novas pelos idosos. Neste sentido linguagem simples, clara e familiar e um glossário fácil de ser consultado pode ser-lhes de grande valia.

Prioridade: 1

Origem da questão: Reformulação do quesito da National Institute on Aging

Critério Ergonômico: Compatibilidade.


Questão 7 - Verifique se os recursos de navegação estão livres de menus ou listas do tipo pull down.

Aplica-se a: Menu.

Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: Os menus pull down aparecem na tela quando o cursor encontra-se ou é pressionado sobre uma opção de menu já apresentada. Os usuários idosos com problemas visuais e dificuldades de coordenação motora, terão certamente dificuldades para realizar os movimentos precisos necessários para acionar uma opção de um menu pull-down. Como design alternativo, sugere-se a elaboração de uma hierarquia de páginas de menu (tópicos, índices, títulos, subtítulos, etc.).

Prioridade: 2

Origem da questão: Reformulação do quesito da National Institute on Aging.

Critério Ergonômico: Compatibilidade.


Questão 8 - Verifique se o cursor é destacado nas telas, assumindo formatos e tamanhos que permitam com que ele seja encontrado facilmente na tela por um usuário idoso.

Aplica-se a: Cursor.

Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: Os usuários idosos, com declínios visuais podem ter muitas dificuldades para encontrar a posição de um cursor de reduzido tamanho ou de formato esbelto, em um tela carregada de elementos. Assim, uma simples ação de clicar sobre um link, por exemplo, que depende da manipulação de um cursor com realce inadequado, pode se tornar um desafio para os idosos.

Prioridade: 2

Origem da questão: Observação da oficina com os idosos.

Critério Ergonômico: Compatibilidade.


Questão 9 - Verifique se os objetos de controle, como links, botões de comando, caixas de atribuição, barras de rolagem, etc., apresentam uma área sensível às ações dos usuários suficientemente grande para permitir um fácil e confortável acionamento por parte do usuário idoso.

Aplica-se a: objetos de controle, links, botões de comando, caixas de atribuição, botões de rádio, barras de rolagem, etc.

Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: Em inúmeras situações os usuários idosos com declínio em suas capacidades de controle motor fino, apresentam dificuldades para "acertar" sobre minúsculas áreas sensíveis de objetos de controles como links, botões de comando, caixas de atribuição, botões de rádio, barras de rolagem, etc. Um cuidado especial deve ser dispensado para um super-dimensionamento destes objetos de modo a que facilitem a sua operação por este tipo de usuário.

Prioridade: 2

Origem da questão: Observação da oficina com os idosos.

Critério Ergonômico: Compatibilidade.