FLEXIBILIDADE


Questão 1 - Verifique se legendas e descrições sonoras aparecem sincronizadas às passagens a que estão associadas nas apresentações multimídia (ex.: legenda para uma entrevista em um filme, texto associado a animação visual, etc.).

Aplica-se a: Legenda, descrição sonora (do trecho visual), vídeo, animação, etc.
 
Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância:
Idosos com problemas visuais e/ou auditivos e com dificuldades de concentração e de manter a atenção irão se beneficiar de representações alternativas sincronizadas. Assim, eventuais dificuldades com um canal perceptivo serão compensadas por apresentações que explorem outro canal, no momento mais adequado (de forma oportuna).

Prioridade: 1

Origem da questão: Reformulação e Extensão do quesito da W3C 1.4, GUIA.

Critério Ergonômico: Flexibilidade.
 


Questão 2: Verifique se os componentes do site podem ser operados por meio de diferentes dispositivos, em particular, teclado e mouse.

Aplica-se a: Formulário e campo de edição, botão, link, lista de seleção, etc.
 
Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: Pessoas com destreza reduzida ou com incapacidade de ver o cursor na tela têm dificuldade em usar um dispositivo apontador como o mouse. Por outro lado, esta flexibilidade de operação pode prevenir lesões por esforço repetitivo (LER) na medida em que proporciona outros meios de interação. Geralmente, as páginas que permitem interação via teclado são também acessíveis através das interfaces de comando por voz.

Prioridade: 2

Origem da questão: Reformulação dos seguintes quesitos ACESSO; W3C 6.4., GUIA.

Critério Ergonômico: Flexibilidade.