PRESTEZA


Questão 1 - Verifique se os frames do site têm título (identificação) que sugerem sua finalidade e se há descrição da relação entre eles caso ela não seja óbvia a partir de seus títulos.

Aplica-se a: Frame
 
Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: Títulos representativos para frames diminuem a carga cognitiva do usuário que busca situar-se no site. Tome cuidado, pois em muitas situações os elementos de identificação (título e descrição de objetivos) de um frame desaparecem da tela em função das ações de rolagem, o que desorienta os usuários aprendizes, especialmente os idosos.

Prioridade: 2

Origem da questão: Reformulação do W3C da 12.2.

Critério Ergonômico: Presteza.

 


Questão 2 - Em páginas com formulários, onde haja a entrada de dados e/ou de comandos, verifique o correto posicionamento dos objetos de interação (campo de edição, botão de rádio, lista de seleção, etc.) em relação aos seus respectivos rótulos de identificação.

Aplica-se a: Formulário, campo de edição, botão de comando, lista de seleção, botão de rádio, caixa de atribuição, botão de variação, etc.
 
Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: A associação inequívoca entre objetos de interação e seus rótulos, diminui as possibilidades de erros e hesitações por parte de usuários nas entradas de dados e de comandos

Prioridade: 2

Origem da questão: Reformulação do quesito da W3C 10.2.

Critério Ergonômico: Presteza.
 


Questão 3 - Verifique se são fornecidas informações identificativas (títulos e cabeçalhos) no início de parágrafos, listas, etc. (blocos de informação).

Aplica-se a: Blocos de informação, parágrafos, tabela, listas, etc.
 
Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: Títulos e cabeçalhos (elementos identificativos) diminuem a carga cognitiva de usuários normais, mas principalmente daqueles com dificuldades de retenção e/ou que utilizam leitor de tela.

Prioridade: 3

Origem da questão: Reformulação do quesito da W3C 13.8

Critério Ergonômico: Presteza.
 


Questão 4 - Verifique se existe informação sobre a localização da página no site (caminho dentro da estrutura hierárquica do site) e se esta informação aparece suficientemente realçada ao usuário (no cabeçalho da página).

Aplica-se a: Cabeçalho
 
Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: Títulos representativos, significativos e destacados nas páginas, diminuem a carga cognitiva, facilitam e reduzem erros de navegação principalmente para idosos com dificuldade de aprendizagem.

Prioridade: 2

Origem da questão: Princípio dos quesitos Handbook of human-Computer Interaction - 5 e 7, GUIA.

Critério Ergonômico: Presteza.
 


Questão 5 - Verifique se são fornecidos resumos de figuras e tabelas.

Aplica-se a: Figura, tabela.
 
Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: Na medida em que tabelas e figuras são difíceis de serem compreendidas por alguém que emprega um leitor de tela, uma descrição textual de seu conteúdo e de seus dados principais deveria ser fornecida na página.

Prioridade: 3

Origem da questão: Reformulação do quesito da W3C 5.5.

Critério Ergonômico: Presteza
 


Questão 6 - Verifique se há botões de navegação com rótulos legíveis "página anterior" e "próxima página" no site para permitir que o leitor retorne ou siga para a frente .

Aplica-se a: Link
 
Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: Os botões existentes nos navegadores podem, além de levar os usuários para outros sites, em determinadas situações (quando uma nova janela é aberta pelo próprio sistema) estar desabilitados. Assim, e de modo a evitar incidentes na interação principalmente de idosos, recomenda-se que sejam implementados botões "página anterior" e "próxima página" em todas as páginas do site onde forem pertinentes.

Prioridade: 3

Origem da questão: Reformulação do quesito da National Institute on Aging.

Critério Ergonômico: Presteza.
 


Questão 7 - Verifique se é fornecido um mapa do site que mostre como ele é organizado.

Aplica-se a: Recurso de navegação.
 
Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: a desorientação tem sido reconhecidamente, um dos problemas que mais afetam os usuários dos sites extensos e repletos de todo o tipo de informação. Para estes tipos de sites, os mapas representam um importante recurso para a orientação de usuários em geral e de idosos, em particular.

Prioridade: 3

Origem da questão: Reformulação do quesito da National Institute on Aging, GUIA.

Critério Ergonômico: Presteza.
 


Questão 8 - Verifique se existe opções de ajuda facilmente acessíveis que auxiliem um visitante a utilizar o site.

Aplica-se a: Recurso de ajuda.
 
Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: operações complexas, elaboradas e sujeitas a condicionantes diversas, como as apoiadas por sites de bancos, de comércio eletrônico, de empresas do setor de serviços, etc). Para estes tipos de operação, os guias de ajuda representam um importante recurso para a orientação de usuários em geral e de idosos com dificuldades de aprendizado, em particular.

Prioridade: 2

Origem da questão: Reformulação do quesito da National Institute on Aging; Handbook of human-Computer Interaction - 19.

Critério Ergonômico: Presteza.