SIGNIFICADO DOS CÓDIGOS E DENOMINAÇÕES


Questão 1 - Verifique se o destino de cada link está claramente identificado em seu enunciado textual.

Aplica-se a: Link.
 
Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: No caso de idosos com dificuldade de cognição ou aprendizagem, com problemas visuais ou que utilizem leitor de tela, a navegação pelas páginas pode ser facilitada se os enunciados dos links forem concisos e significativos. Em particular, é importante que os links façam sentido, mesmo quando lidos fora de contexto. Descrições textuais apresentadas em bolhas de ajuda ou na barra de status podem ajudar a localizar os destinos do links, mas não são suficientes quando se tem usuários idosos. Nestes casos um enunciado claro e textual para os links, associado à bolha de ajuda e barra de status são melhores alternativas.

Prioridade: 2

Origem de questão: Reformulação e Extensão do quesito da W3C - 13.1, GUIA.

Critério Ergonômico: Significados dos Códigos e Denominações.


Questão 2 - Verifique se os ícones são grandes, legíveis, significativos, facilmente discriminados e, se possível, estão rotulados.

Aplica-se a: Ícone.
 
Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( ) Não se Aplica ( )
Observação:

Relevância: Para os idosos com problemas de visão, a percepção das imagens de ícones pode ser um incômodo e à vezes impossível de ser realizada. Para facilitar a identificação e compreensão das funções dos ícones, as imagens (representativas e significativas) devem ser ampliadas e estar associadas etiquetas textuais. É importante frisar que outros recursos como bolha de ajuda e barra de status podem servir de auxílio, mas igualmente, podem passar desapercebidos, especialmente no caso do idoso.

Prioridade: 1

Origem de questão: Principio dos seguintes quesitos Handbook of human-Computer Interaction - 11.

Critério Ergonômico: Significados dos Códigos, Presteza, Legibilidade.