LabIUtil

  

useit.com

  

usernomics

  

usableweb

 

hcibib

Laboratório de Utilizabilidade da Informática

LabIUtil - Laboratório de Utilizabilidade  
 
Resultados do Concurso ErgoList de inspeção da ergonomia de interfaces com o usuário
De 06 à 13 de janeiro de 2007   
 
 

O "Concurso ErgoList de inspeção de ergonomia de interfaces com o usuário foi uma iniciativa para comemorar os vários anos de operação do ErgoList. Afinal, o este interessante sistema de checklists continua a ser usado, principalmente como ferramenta didática, e apesar de sua idade.
 

Só para relembrar....

Forma de participação

O concurso foi realizado entre os dias 06 e 13 de janeiro de 2008. O ErgoList deveria ser empregado como ÚNICA ferramenta para inspecionar a ergonomia da interface com o usuário de um emulador da urna eletrôncia brasileira. Este emulador estava disponível na url: http://www.tse.gov.br/eleicoes/urna_eletronica/simulacao_votacao/UrnaApplet2.htm.  As tabelas  de candidatos à vereador e à prefeito que aparecem junto com o emulador NÃO deveriam ser deveriam ser objeto de inspeção. A interface a inspecionar era somente a que emula a da verdadeira urna. Foi solicitado aos participantes que trabalhassem individualmente utilizando somente as questões que constam dos checklists e que preenchessem os campos de "COMENTÁRIOS" com os problemas identificados.  Os relatórios de avalação deveriam ser enviados por email para mim aqui em Montréal. 

 

Critérios
Os critérios para a definição da melhor inspeção eram:
- completude: toda a interface foi inspecionada segundo todos os critérios ergonômicos?
- qualidade dos laudos: os problemas identificados são verdadeiros e foram descritos de forma lógica e clara;

As inspeções deveriam ser individuais.
 

Premiação  e divulgação dos resultados
E o vencedor é:

Eduardo Loureiro
Arquiteto de informação na Mapa Digital

Ele receberá o livro "Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações" carinhosamente autografado pelos seus autores.

 

Os 4 outros vencedores foram:

Braz Alves de Lima

ICI – Instituto Curitiba de Informática

Rosamélia Parizotto

Cefet-Paraná

Karin Regina Coelho

Átimo Software

Welington Fernandes Pinto
Faculdade Novos Horizontes

Estes receberão um diploma (via e-mail) por sua excelente participacao neste concurso.
 

Insisto que o importante era participar e não competir!

Assim, é importante mencionar a honrosa participação de:

 

Luciano Antonio Costa

 

Solange Aparecida Devechi Ordores

 

Gostaria também de agradecer aos cerca de 60 outras pessoas que tentaram participar deste concurso.

 

Walter de Abreu Cybis


PS - Durante este concurso estivemps utilizando o UseMonitor, um novo tipo de analisador Web orientado à tarefas, para monitorar as transações entre participantes do concurso e o ErgoList. O UseMonitor permitiu a seguinte conclusao:

 

"Apesar de pleno período de férias de verão no Brasil, foram computadas 60 visitas ao site do ErgoList. Destas, 14 foram classificadas pelo sistema como tentativas de realização da tarefa (ultrapassaram o tempo mínimo de 15 minutos) e 6 completaram a tarefa. Os participantes efetivos levaram entre 56 minutos e 7 horas para completar a aplicação de todos os checklists. Os que levaram mais tempo fizeram longas pausas (30 minutos a 3 horas) entre sessões de avaliação (2 a 3 sessoes). Apenas uma pessoa (a mais rápida) não solicitou os recursos de ajuda.
Dos comportamentos de sucesso cinco foram com ajuda e dois foram com desvio. (dois comportamentos foram com desvio e ajuda). As 14 tentativas variaram entre 33 minutos a 10,2 horas. Destas tentativas, duas foram realizadas por pessoas que mais tarde fizeram a inspeção completa. Os desvios nas inspeções ocorreram logo no inicio (checklist 1) em sua maioria (53,86%), e de maneira repartida entre os checklists de número 3 e 16 (23,08%). Os usuários efetivos acessaram 127 das 196 páginas de ajuda implementadas do sistema. Os acessos à tarefa ocorreram com mudanças de direção em sua maioria (60%).
A análise destes resultados mostra que a tarefa de aplicação dos checklists tem uma pequena taxa de finalização (10%) e mesmo de tentativas (23%). A maioria das pessoas que poderiam se interessar em participar do concurso desistiu ao examinar o site por menos de 15 minutos (critério para diferenciar visitas de tentativas). Os que tentaram e que finalizaram a tarefa tiveram que realizar um esforço considerável (de até 7 horas de trabalho), organizado em algumas sessões de trabalho entrecortadas por intervalos para descanso. De uma maneira geral houve alguma desorientação no inicio das aplicações (com desvios da tarefa) e a utilização intensiva das telas de ajuda pelos usuários atesta a pertinência deste recurso face à tarefa. Qualquer iniciativa de revisão do ErgoList teria que visar à redução da duração média das inspeções e melhorar a taxa de sucessos dos usuários."

 

Esperamos produzir uma comunicação para o congresso da UPA 2008 (associação dos profissionais de usabilidade) com os resultados desta pesquisa e estaremos enviando uma cópia desta comunicação para os interessados.
 

 
 
Google