Mais sobre
seta esquerda - 1466,0 K Critério 1 de 18
Presteza
seta direita - 1445,0 K

Justificativa(s):

Uma boa presteza guia o usuário e lhe poupa, por exemplo, o aprendizado de uma série de comandos. Ela permite, também, que o usuário saiba em que modo ou em que estado ele está, onde ele se encontra no diálogo e o que ele fez para se encontrar nessa situação. Uma boa presteza facilita a navegação no aplicativo e diminui a ocorrência de erros.

Exemplos de Recomendações:

Comentários:

Presteza vs. Agrupamento/distinção por formato
A Presteza ajuda o usuário de uma forma bastante direta, sugerindo ações possíveis. No caso onde muitas opções ou ações são disponíveis (por exemplo, confirmar, cancelar, copiar, etc.), somente as ações disponíveis poderiam ser mostradas ou indicadas em uma mensagem. Meios menos diretos estão também disponíveis para orientar os usuários. No exemplo acima, se todas as opções são apresentadas, diferentes formatos poderiam ser usados para indicar aquelas que estão d isponíveis. Quando várias opções ou ações são possíveis, a mais provável ou mais lógica pode ser apresentada num formato que a distingue das outras, tal como uma borda circulando um botão (a op&cce dil;ão default). Este é um caso de agrupamento/distinção por formato e não de presteza, já que a opção de apertar para ativá-la não é explícita. A Presteza consiste na apresentação direta de diferentes ações possíveis, enquanto que Agrupamento/Distinção por Formato indicará características particulares das possívei s ações.

Presteza vs. Feedback imediato A distinção entre presteza e feedback imediato é muitas vezes tênue. Na seqüência de uma ação, uma mensagem pode indicar ao usuário que o comando foi executado e também que a& ccedil;ão deve ser tomada para continuar o trabalho. Assim, uma mensagem pode ser ao mesmo tempo um feedback para a(s) ação(ões) prévia(s) e uma condução para as ações subseqüentes . O Feedback imediato diz respeito somente às mensagens que informam ao usuário sobre ações prévias. A Presteza diz respeito a mensagens que ou guiam os usuários para ações futuras, ou sugerem a execução de uma outra ação.

Presteza vs. Legibilidade Os aspectos léxicos que podem influenciar a facilidade da leitura (tamanho ou tipo da fonte, etc.) dos elementos ligados à presteza, dizem respeito à legibilidade.

Presteza vs. ConcisãoUma boa presteza, tal como uma mensagem indicando ao usuário o que ele deve fazer ou ainda uma questão colocada pelo sistema, pode tornar a interação longa demais. Essa característica d a presteza diz respeito ao critério concisão. Da mesma maneira, pode-se indicar corretamente a maneira pela qual os dados devem ser introduzidos, utilizando uma boa presteza. Porém, temos um problema de concisão, se, além dos dados, pede-se ao usuário que indique as unidades de medida. Seria também um problema de concisão se a observação fosse muito longa ou se ela contiv esse termos supérfluos.

Presteza vs. Proteção de erros
A Proteção de erros pode ser alcançada de várias maneiras. Mecanismos automáticos podem ser implementados para controlar as entradas dos usuários. Por exemplo, depois que o usuário digita algo, &eac ute; mostrada uma mensagem avisando que o formato dos dados digitados não é apropriado. Isso diria respeito justamente ao critério Proteção de erros. Uma outra maneira de evitar os erros seria dar aos usuár ios informação sobre o tipo e o formato dos dados a serem digitados. Nesse caso, a presteza estaria envolvida. Essas duas maneiras de evitar erros podem coexistir.

Presteza vs. Qualidade das mensagens de erro
Uma mensagem de erro pode incluir orientação sobre os meios para corrigir erros. Nessas condições, teremos um caso de qualidade das mensagens de erros e não de presteza. Presteza se refere somente &a grave; condução fornecida em situações que não sejam de erro.

Presteza vs. Consistência
Quando a comparação entre transações, objetos, etc., estiver envolvida, mesmo no caso de elementos com objetivo de presteza, o critério em questão será o de consistência. Por exemplo, fornecer uma identificação única para cada tela, sempre em um mesmo lugar no topo da tela, diz respeito à consistência.

REFERÊNCIA: Bastien & Scapin [1993]

seta esquerda - 1466,0 K seta direita - 1445,0 K