Mais sobre
seta esquerda - 1466,0 K Critério 3 de 18
Agrupamento por Formato
seta direita - 1445,0 K

Justificativa(s):

Será mais fácil para o usuário perceber relacionamento(s) entre itens ou classes de itens, se diferentes formatos ou diferentes códigos ilustrarem suas similaridades ou diferenças. Tais relacionamentos serão mais fáceis de aprender e de lembrar. Um bom agrupamento/distinção leva a uma boa condução.

Exemplos de Recomendações:

Comentários:

Agrupamento/distinção por formato vs. Presteza
A Presteza ajuda o usuário de uma forma bastante direta, sugerindo ações possíveis. No caso onde muitas opções ou ações são disponíveis (por exemplo, confirmar, cancelar, copiar, etc.), somente as ações poderiam ser mostradas ou indicadas em uma mensagem. Meios menos diretos estão também disponíveis para orientar os usuários. No exemplo acima, se todas as opções são apresentadas, diferentes formatos poderiam ser usados para indicar aquelas que estão d isponíveis. Quando várias opções ou ações são possíveis, a mais provável ou mais lógica pode ser apresentada num formato que a distingue das outras, tal como uma borda circulando um botão (a op&cce dil;ão default). Este é um caso de Agrupamento/Distinção por Formato e não de Presteza, já que a opção de apertar para ativá-la não é explícit a. A Presteza consiste na apresentação direta de diferentes ações possíveis, enquanto que Agrupamento/Distinção por Formato indicará características particulares das possívei s ações.

Agrupamento/distinção por formato vs. Agrupamento/distinção por localização
O Agrupamento/distinção de itens pode ser alcançado por formato e/ou por localização. Localização e formato correspondem a diferentes características de exibição (topologia vs. adi&cced il;ão de características gráficas). Por exemplo, opções de menu podem ser diferenciadas por localização (isto é, opções mais freqüentes no topo, menos freqüentes mais para o f undo) e formato (por exemplo, um separador entre um conjunto de opções relacionadas ao layout do texto e um conjunto de opções relacionadas com os tipos de letra), ou por ambos.

REFERÊNCIA: Bastien & Scapin [1993]

seta esquerda - 1466,0 K seta direita - 1445,0 K