Mais sobre
seta esquerda - 1466,0 K Critério 4 de 18
Feedback
seta direita - 1445,0 K

Justificativa(s):

A qualidade e a rapidez do feedback são dois fatores importantes para o estabelecimento de satisfação e confiança do usuário, assim como para o entendimento do diálogo. Esses fatores possibilitam que o usuá rio tenha um melhor entendimento do funcionamento do sistema. A ausência de feedback ou sua demora podem ser desconcertantes para o usuário. Os usuários podem suspeitar de uma falha no sistema e podem realizar ações prejudiciais para os processos em andamento.

Exemplos de Recomendações:

Comentários:

Feedback imediato vs. Presteza
A distinção entre presteza e feedback imediato é, muitas vezes, tênue. Na seqüência de uma ação, uma mensagem pode indicar ao usuário que sua demanda foi executada e também que, para continuar, ele deve fazer determinada ação. Assim, uma mensagem pode ser ao mesmo tempo um feedback para a(s) ação(ões) prévia(s) e uma condução para as ações subseqüentes. O Feedback Imediato diz respeito somente às mensagens que informam ao usuário sobre ações prévias. A Presteza diz respeito a mensagens que ou guiam os usuários para ações futuras ou su gerem a execução de uma dada ação.

Feedback imediato vs. Legibilidade
Quando a qualidade do feedback não é satisfatória, mesmo de um ponto de vista lexical, é uma questão de Feedback Imediato e não de legibilidade. Feedback Imediato diz respeito a todas caracter ísticas das respostas seguindo as ações dos usuários (presença ou ausência de feedback, qualidade do feedback do ponto de vista semântico e lexical).

REFERÊNCIA: Bastien & Scapin [1993]

seta esquerda - 1466,0 K seta direita - 1445,0 K