Mais sobre
seta esquerda - 1466,0 K Critério 5 de 18
Legibilidade
seta direita - 1445,0 K

Justificativa(s):

A performance melhora quando a apresentação da informação leva em conta as características cognitivas e perceptivas dos usuários. Uma boa legibilidade facilita a leitura da informação apresentada. Po r exemplo, letras escuras em um fundo claro são mais fáceis de ler que letras claras em um fundo escuro; texto apresentado com letras maiúsculas e minúsculas é lido mais rapidamente que texto escrito somente com mai&uacu te;sculas.

Exemplos de Recomendações:

Comentários:

Legibilidade não se aplica a mensagens de feedback ou de erro.
Realmente, todos os aspectos relacionados às dificuldades de leitura das mensagens, ou mais genericamente à qualidade destas mensagens, quando se tratarem de mensagens de feedback ou de erro, deveriam estar relacionados respectivament e aos critérios Feedback Imediato ou Qualidade das Mensagens de Erro.

Legibilidade vs. Feedback imediato
Quando a qualidade do feedback não é satisfatória, mesmo de um ponto de vista lexical, é uma questão de Feedback Imediato e não de legibilidade. O Feedback Imediato diz respeito a todas as características das respostas seguindo as ações dos usuários (presença ou ausência de feedback, qualidade do feedback de um ponto de vista semântico e lexical).

Legibilidade vs. Qualidade das mensagens de erro
Quando mensagens de erro não são satisfatórias, mesmo de um ponto de vista lexical, é uma questão de Qualidade das Mensagens de Erro e não de legibilidade. O critério Qualidade das Mensagen s de Erro diz respeito a todas características das informações relativas aos erros dos usuários.

Legibilidade vs. Presteza
Os aspectos lexicais que podem influenciar a facilidade da leitura (isto é, tamanho da fonte, tipo da fonte, etc.) dos elementos ligados à Presteza, dizem respeito à Legibilidade.

Legibilidade vs. Significância dos Códigos
A Legibilidade não abrange as características semânticas da informação, sua relevância e sua significância. Essas características estarão relacionadas à Significância dos C ódigos.

Legibilidade vs. Compatibilidade
O critério Legibilidade não diz respeito às características semânticas da informação, sua relevância ou sua significância. Quando essas características estão relacionadas &ag rave; tarefa, o critério Compatibilidade deve ser considerado.

REFERÊNCIA: Bastien & Scapin [1993]

seta esquerda - 1466,0 K seta direita - 1445,0 K