Mais sobre
seta esquerda - 1466,0 K Critério 6 de 18
Concisão
seta direita - 1445,0 K

Justificativa(s):

A capacidade da memória de curto termo é limitada. Conseqüentemente, quanto menos entradas, menor a probabilidade de cometer erros. Além disso, quanto mais sucintos forem os itens, menor será o t empo de leitura.

Exemplos de Recomendações:

Comentários:

Concisão vs. Presteza
Uma boa presteza, tal como uma mensagem indicando ao usuário o que ele deve fazer ou ainda uma questão colocada pelo sistema, pode tornar a interação longa demais. Essa característica da presteza diz respeito ao c ritério concisão. Dessa mesma, pode-se indicar corretamente, utilizando uma boa prestabilidade, a maneira pela qual os dados devem ser introduzidos. Porém, temos um problema de concisão se, além de dados, pede-se ao usuário que indique as unidades de medida. É também um problema de concisão se a observação é muito longa ou se ela contém termos supérfluos.

Concisão vs. Ações Mínimas
As Ações Mínimas dizem respeito aos procedimentos ou aos passos. Quando o tamanho dos itens ou das entradas de dados está envolvido, a questão é de Concisão.

Concisão vs. Densidade Informacional
O critério Concisão diz respeito a quão sucinto é uma informação individual, enquanto a Densidade Informacional diz respeito à densidade do(s) conjunto(s) de informação(õe s) apresentada(s) na tela. Assim, um item pode ser relevante mas não apresentado de forma concisa. Nesse caso, teremos o critério Concisão. Se os itens forem supérfluos, será uma questão de Densidade Inf ormacional.

Concisão vs. Qualidade das mensagens de erro
O critério Concisão não se aplica às mensagens de erro. Quando as mensagens de erro não são suficientemente sucintas, é um problema de Qualidade das Mensagens de Erro.

REFERÊNCIA: Bastien & Scapin [1993]

seta esquerda - 1466,0 K seta direita - 1445,0 K