Mais sobre
seta esquerda - 1466,0 K Critério 11 de 18
Flexibilidade
seta direita - 1445,0 K

Justificativa:

Quanto mais formas de efetuar uma tarefa existirem, maiores serão as chances de que o usuário possa escolher e dominar uma delas no curso de sua aprendizagem.

Exemplos de recomendações:

Comentários:

Flexibilidade vs. Ações Mínimas
O critério flexibilidade se refere à existência de procedimentos diferentes, sejam minimizados ou não, permitindo a realização de uma tarefa, ou ainda aos meios que permitem que a interface se adapte à ;s exigências particulares de um usuário.

Flexibilidade vs. Consideração da Experiência do Usuário
A flexibilidade deve fornecer à população geral de usuários os meios para adaptar a interface a suas necessidades particulares. Quando a interface se destina a vários tipos de usuários ou a um tipo particul ar de usuário e permite a realização de uma tarefa de diversas maneiras em função do nível de experiência do usuário, então se trata do critério consideração da experi&e circ;ncia do usuário. Em outros termos, desde que a experiência em relação à interface seja invocada, o critério consideração da experiência do usuário está em jogo.

Flexibilidade vs. Compatibilidade
A flexibilidade pode ser um meio de assegurar uma certa compatibilidade. Entretanto, a flexibilidade pode ser satisfeita sem que a compatibilidade o seja. Assim, em um diálogo por formulário, a ordem e o agrupamento dos campos de entr ada de dados pode ser incompatível com o documento físico. Nesse caso, trata-se de um problema de compatibilidade, quer seja possível (então existe uma certa flexibilidade) ou não (então não há ; flexibilidade) modificar a organização dos campos ou a ordem de passagem de um campo a outro. Nesse caso, o problema a resolver e o critério a evidenciar é a compatibilidade e não a flexibilidade, que &ea cute; um meio de alcançá-la.

REFERÊNCIA: Bastien & Scapin [1993]

seta esquerda - 1466,0 K seta direita - 1445,0 K