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Experiência do Usuário
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Justificativa:

O grau de experiência dos usuários pode variar. Eles tanto podem se tornar especialistas, devido à utilização continuada, como menos hábeis, depois de longos períodos de não utilização. A interface deve também ser concebida para lidar com as variações de nível de experiência. Usuários experientes não têm as mesmas necessidades informacionais que os novatos. Todos os comandos ou opções não precisam ser visíveis o tempo todo. Diálogos de iniciativa exclusiva do computador podem entediar e diminuir o rendime nto do usuário experiente. Os atalhos, ao contrário, podem lhes permitir rápido acesso às funções do sistema. Pode-se fornecer aos usuários inexperientes diálogos fortemente conduzidos, ou mesmo passo a passo. Em suma, meios diferenciados devem ser previs tos para lidar com diferenças de experiência, permitindo que o usuário delegue ou se aproprie da iniciativa do diálogo.

Exemplo de recomendações:

Comentário:

Consideração da Experiência do Usuário vs. Flexibilidade
Esse critério não deve ser confundido com o critério flexibilidade. A interface pode ter sido elaborada a fim de considerar certos níveis de experiência, sem que possa ser modificada. Uma interface pode então considerar a experiência dos usuários s em, entretanto, ser flexível. Assim, quando a interface se destina a vários tipos de usuários ou a um tipo particular de usuário, se ela permite a realização de uma tarefa de diversas maneiras, em função do nível de experiência do usuário, então se trata do critério consideração da experiência do usuário. Em outros termos, desde que a experiência em relação à interface seja invocada, está em jogo o critério consideração da experiência do usuário.

Consideração da Experiência do Usuário vs. Ações Mínimas
O critério ações mínimas se refere ao extensão das transações e dos procedimentos, independente do nível de experiência do usuário. Quando essa extensão não parece estar adequado a um grupo particular de usuários (ex. se não existem atalhos de tecl ado), trata-se de um problema ligado ao critério consideração da experiência do usuário.

REFERÊNCIA: Bastien & Scapin [1993]

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