Mais sobre
seta esquerda - 1466,0 K Critério 14 de 18
Mensagens de Erro
seta direita - 1445,0 K

Justificativa:

A qualidade das mensagens favorece o aprendizado do sistema, indicando ao usuário a razão ou a natureza do erro cometido, o que ele fez de errado, o que ele deveria ter feito e o que ele deve fazer.

Exemplos de recomendações:

Comentários:

Qualidade das mensagens de erro vs. Condução
Uma mensagem de erro pode incluir informações sobre a maneira de corrigir esse erro. Trata-se aqui do critério qualidade das mensagens de erro e não do critério condução. Este último critério se refere à condução em situação normal, não rela cionada à gestão dos erros.

Qualidade das mensagens de erro vs. Legibilidade
Quando uma mensagem de erro é inadequada sob o ponto de vista lexical, trata-se do critério qualidade das mensagens de erro e não do critério legibilidade. O critério qualidade das mensagens de erro diz respeito a todas as característ icas das informações relativas aos erros dos usuários. A legibilidade diz respeito aos aspectos lexicais de informações que não estão relacionados às mensagens de erro.

Qualidade das mensagens de erro vs. Concisão
O critério concisão não se aplica às mensagens de erro. Quando elas não forem suficientemente sucintas, trata-se de um problema de qualidade das mensagens de erro.

REFERÊNCIA: Bastien & Scapin [1993]

seta esquerda - 1466,0 K seta direita - 1445,0 K