Mais sobre
seta esquerda - 1466,0 K Critério 16 de 18
Consistência
seta direita - 1445,0 K

Justificativa(s):

Os procedimentos, rótulos, comandos, etc., são melhor reconhecidos, localizados e utilizados, quando seu formato, localização ou sintaxe são estáveis de uma tela para outra, de uma seção para outra. Nessas condições, o sistema é mais previsível e a aprendizagem mais generalizável; os erros são diminuídos. É necessário escolher opções similares de códigos, procedimento s, denominações para contextos idênticos, e utilizar os mesmos meios para obter os mesmos resultados. É conveniente padronizar tanto quanto possível todos os objetos quanto a seu formato e a sua denominação, e padronizar a sintaxe dos procedimentos. A falta de homogeneidade nos menus, por exemplo, pode aumentar consideravelmente os tempos de procura.
A falta de homogeneidade é também uma razão importante da recusa de utilização.

Exemplos de recomendações:

Comentários:

Homogeneidade/Coerência vs. Condução
Quando se trata de considerar ou comparar diversas interações, diversos objetos, etc., aí incluídos os objetos de condução, apela-se para o critério homogeneidade/coerência. Por exemplo, a apre sentação de títulos de janelas em posições idênticas refere-se ao critério homogeneidade/coerência.

Homogeneidade/Coerência vs. Compatibilidade
A homogeneidade/coerência se aplica no âmbito de uma determinada interface. Quando a homogeneidade/coerência se refere aos aspectos externos da aplicação (ex. formulários em papel) ou se refere a outras aplicações ou ambientes, fala-se então da Compatibilidade.

REFERÊNCIA: Bastien & Scapin [1993]

seta esquerda - 1466,0 K seta direita - 1445,0 K