Mais sobre
seta esquerda - 1466,0 K Critério 18 de 18
Compatibilidade
seta direita - 1445,0 K

Justificativas:

A transferência de informações de um contexto a outro é tanto mais rápida e eficaz quanto menor é o volume de informação que deve ser recodificada. A eficiência é aumentada quando: os procedimento necessários ao cumprimento da tarefa são compatíveis com as características psicológicas do usuário; os procedimentos e as tarefas são organizadas de maneira a respeitar as expectativas ou costumes do usuár io; quando as traduções, as transposições, as interpretações, ou referências a documentação são minimizadas.
O desempenho é melhor quando a informação é apresentada de uma forma diretamente utilizável (telas compatíveis com o suporte tipográfico, denominações de comandos compatíveis com o vocabulário do usuário, etc.).

Exemplos de recomendações:

Comentários:

Compatibilidade vs. Condução
Quando os termos utilizados na condução não são os utilizados freqüentemente pelo usuário, trata-se de um problema de compatibilidade.

Compatibilidade vs. Legibilidade
O critério Legibilidade não se refere aos aspectos semânticos da informação, sua pertinência ou significado. Quando esses aspectos são ligados à tarefa, o critério a considerar é a compatibilidade.

Compatibilidade vs. Ações Mínimas
Uma falta de compatibilidade ( exemplo, falta de adequação dos procedimentos com a ordem da tarefa) pode conduzir ao aumento das ações necessárias à realização da tarefa. Nesse caso, é preciso invocar o critério compatibilidade e não ações mínim as, que é sua conseqüência e não sua causa.

Compatibilidade vs. Flexibilidade
A flexibilidade pode ser um meio de assegurar uma certa compatibilidade. Entretanto, a flexibilidade pode ser satisfeita sem que a compatibilidade o seja. Assim, em um diálogo por formulário, a ordem e o agrupamento dos campos de entrada de dados p odem ser incompatíveis com o documento físico. Nesse caso, trata-se de um problema de compatibilidade, quer seja possível (então existe uma certa flexibilidade) ou não (então não há flexibilidade) modificar a organização dos campos ou a ordem de pa ssagem de um campo a outro. Nesse caso, o problema a resolver e o critério a evidenciar é a compatibilidade, e não a flexibilidade, que é um meio de alcançá-la.

Compatibilidade vs. Homogeneidade/Coerência
A homogeneidade/coerência se aplica no âmbito de uma determinada interface. Quando a homogeneidade/coerência se refere aos aspectos externos da aplicação (ex. formulários em papel) ou se refere a outras aplicações ou ambientes, fala-se então da Compatibilidade.

REFERÊNCIA: Bastien & Scapin [1993]

seta esquerda - 1466,0 K seta direita - 1445,0 K