LabIUtil                

 

      TICESE
      Técnica de Inspeção de Conformidade Ergonomica de Software Educacional.

 
Este é um trabalho de mestrado, desenvolvido no ambito do programa de Pós-Graduação em Engenharia Humana da Universidade do Minho - Portugal. Comentários e sugestões de melhorias podem ser enviados para Luciano Gamez.

Resumo

A dissertação procurou abranger a temática de avaliação de qualidade de software educacional, à luz da Ergonomia de Interfaces Homem Computador. Muitos aspectos foram considerados, como os modelos e normas de qualidade de software, modelos e técnicas de avaliação ergonómica, taxonomia de software educacional, teorias da aprendizagem, métodos e técnicas de avaliação de software educacional.

Esta dissertação consiste na proposta de uma técnica para inspeccionar conformidade ergonómica de software educacional. Na elaboração da técnica, intitulada TICESE (Técnica de Inspecção de Conformidade Ergonómica de Software Educacional), buscou-se estabelecer uma integração entre os critérios ergonómicos de inspecção de usabilidade com critérios pedagógicos para avaliação de software educacional. A elaboração da técnica teve como objetivo principal, proporcionar à avaliadores envolvidos no processo de avaliação e selecção de produtos com qualidade, uma ferramenta de auxílio a este processo.

Para elaborar a técnica, foi coletada uma série de informações por meio de consulta bibliográfica (heurísticas ergonómicas e pedagógicas), opinião de especialistas em Usabilidade, Pedagogia e Psicologia. A TICESE foi validada por pessoas com conhecimentos e prática de avaliação de software, que aplicaram a técnica e emitiram as suas opiniões. Com os resultados deste processo, a ferramenta foi adaptada e melhorada para proporcionar maiores facilidades na sua aplicação.

A conclusão que se chegou com este trabalho é a que Ergonomia de IHC, por meio de métodos e técnicas, pode auxiliar nos procedimentos de avaliação de software educacional e contribuir para a adaptação dos mesmos aos seus utilizadores e que satisfaçam as sua necessidades. O Software Educacional que segue os padrões e recomendações ergonómicas, pode certamente auxiliar para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem.
 

TICESE - Técnica de Inspeção de Conformidade Ergonomica de Software Educacional. Disponível em arquivos PostScript.

Caso não tenha o programa visualizador de arquivo PostScript, obtenha-o aqui!

Última Atualização: 13/10/1999.