LabIUtil
 
 
 
Home 
 
Considerações
 
Recomendações
 
Observações
  Layouts 
  

1 Considerações 

O que nós vemos influencia como sentimos e o que entendemos. A informação visual comunica de modo não verbal, mas com muita força. Isso pode incluir sinais emocionais que motivem, dirijam, ou distraiam. 
O projeto visualG de uma página na Web deve ser fácil de aprender e usar, pelo fato empregar efetivamente a comunicação visual e a estética. Ele é uma ferramenta importante para a comunicação. 
Como você organiza a informação na página pode fazer a diferença entre comunicar uma mensagem ou deixar o usuário perplexo ou sobrecarregado. Até mesmo a funcionalidade da página pode ser afetada, se ela não tiver uma apresentação bem projetada. Um bom layoutG depende do contexto em que esta inserido e cumpre uma proposta maior do que simplesmente decoração, pois todos os elementos visuais influenciam uns aos outros.

2 Recomendações 
    1. Uso frames com cuidado.

    2. O uso de frames pode ajudar o usuário a navegar no site, mas cuidado com o momento da impressão para não imprimir o frame errado. 
       
    3. Recomenda-se agrupar os diferentes tipos de informação da sua página na Web. 

    4. Nós organizamos o que lemos e o que pensamos sobre uma informação, agrupando-a espacialmente. Nós lemos uma página na web do mesmo modo como lemos outros tipos de informação. 
       
    5. Use cores e ícones para atrair a atenção da sua página na Web. 

    6. O olho é sempre atraído por elementos coloridos antes dos elementos em preto e branco e por desenhos antes do texto. 
       
    7. Respeite as convenções de layout de leitura da informação. 

    8. Em países ocidentais isto significa da esquerda para a direita e de cima para baixo. As informações mais importantes devem estar localizadas no canto superior esquerdo. 
       
    9. Quando a informação é posicionada verticalmente, alinhe os links por suas extremidades esquerdas (em países ocidentais). 

    10. Isso geralmente facilita a compreensão da informação pelo usuário. 
       
    11. Quando projetar a organização e composição de elementos visuais da sua página na Web, recomenda-se respeitar os seguintes princípios: hierarquia de informação, foco e ênfase, estrutura e equilíbrio, relação de elementos, legibilidade e fluxo do texto, e unidade de integração.
5.1 Hierarquia de Informação  
 
Este princípio diz respeito à disposição da informação dentro de uma página na Web baseada em sua importância relativa com os outros elementos visuais. O resultado dessa disposição afeta todos os outros princípios de organização e composição de um layout e determina que informação o usuário vê e o que ele é encorajado a fazer primeiro. Para considerar este princípio, faça estas perguntas: 
  • Qual informação é mais importante para o usuário? (Em outras palavras, quais são as prioridades de um usuário quando encontra seu site?). 
  • O que o usuário quer ou precisa ver em primeiro, segundo, terceiro lugares, e assim por diante? ( O que o usuário vê primeiro deve corresponder à prioridade do usuário). 

  •  
    5.2 Foco e Ênfase  
     
    O princípio do foco e ênfase auxilia o usuário na colocação de itens prioritários. Determinar o foco envolve identificar a idéia central, ou o ponto focal, por atividade. Determine a ênfase escolhendo os elementos que devem ser proeminentes, isolando-os de outros elementos ou fazendo com que eles se sobressaiam de outra maneira. 
    Onde o usuário navega primeiro procurando por informação é uma importante consideração na implementação do site, que será o foco da sua navegação. A cultura e as decisões do projeto de uma página na Web podem governar este princípio. Pessoas de culturas ocidentais, por exemplo, procuram no canto superior esquerdo da tela as informações mais importantes. 
      5.3 Estrutura e Equilíbrio  
     
    O princípio de estrutura e equilíbrio é um dos mais importantes de um projeto visual. Sem uma estrutura que sirva de base e um equilíbrio desses elementos, há falta de ordem e de significado, e isso afeta todas as outras partes de projeto visual. O mais importante é que a falta de estrutura e equilíbrio torna uma página na Web mais difícil de ser entendida pelo usuário. 
       5.4 Relacionamento de Elementos  
     
    O princípio do relacionamento de elementos reforça o princípio anterior. A colocação de um elemento visual pode ajudar a comunicar uma relação/conexão específica de uma página com o site da qual ela faz parte. 

               5.6 Unidade e Integração

    O último princípio, unidade e integração, reflete como avaliar uma dada página na Web em relação ao site ao qual ela pertence. Quando uma página na Web é visualmente unificada com o site (endereço), o usuário acha mais fácil navegar porque ela oferece um ambiente de navegação consistente e previsível. Para implementar este princípio, considere o seguinte: 
        • Como as diferentes páginas do site funcionam visualmente? 
        • Como o projeto visual da página se relaciona com as outras páginas do site ou de outros sites em que é usada? 

    3 Observações 
      1. Uma página na Web precisa funcionar intuitivamente - ela precisa parecer do modo como funciona e funcionar do modo como parece.
      2. Cuidado com o tamanho, o espaçamento e a colocação da informação para que o ambiente seja visualmente consistente e previsível. 
      3. Estrutura visual é importante para comunicar a proposta dos elementos exibidos em uma página na Web
      4. Você pode usar cores para agrupar assuntos correlatos.
      5. Use o alinhamento adjacente para links que formam um grupo de opções de assuntos exclusivos.
      6. O uso de texto deve ser o mínimo possível para comunicar a informação.
      7. Para minimizar o movimento dos olhos, onde possível, o usuário deve ser inquirido a responder em uma área diretamente adjacente à questão
      8. As áreas para entrada de texto e áreas de resposta devem estar tão perto quanto possível da base da tela devido ao fato de que a maioria dos usuários não são exímios datilógrafos e precisam olhar para o teclado.
      9. O início ou a base da tela são os melhores locais para mostrar informações sobre orientação, as quais devem estar sempre visíveis.
      10. As orientações para o usuário podem ser colocadas em áreas fixas ou móveis, ou apresentando-as em menus pop-ups disponíveis sobre requisição do usuário ou do próprio erro.