LabIUtil    useit.com    usernomics    usableweb
Laboratório de Utilizabilidade Home Page
LabIUtil - Laboratório de Utilizabilidade  
Home Publicações Projetos de Pesquisa Ferramentas para Usabilidade   Eventos Sobre o LabIUtil
Home > Sobre o LabIUtil
  

Sobre o LabIUtil


 

O labIUtil, ontem e hoje !

O labIUtil, Laboratório de Utilizabilidade da Informática da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/CTC/UFSC) apoia, desde de 1995 as empresas brasileiras produtoras de software interativo que buscam a melhoria da usabilidade de seus sistemas de software interativo. Entre os clientes do LabIUtil constam empresas públicas e privadas como o CPqD, a Procergs, a Datasul, o CIASC, a Fácil Informática, além de diversas pequenas e médias empresas de informática das regiões Sul e Sudeste do Brasil. O laboratório tem tomado iniciativas importantes a favor da usabilidade de interfaces humano-computador brasileiras, entre elas, a montagem da comissão de estudos da ABNT para a elaboração da norma brasileira sobre ergonomia do trabalho de escritório com computadores (NBR 9241), a organização do IV Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC2001) e o desenvolvimento do ErgoList (www.labiutil.inf.ufsc.br/ergolist), um checklist para a avaliação das qualidades ergonômicas de software brasileiro para a exportação (com o apoio da Fundação Softex).

Coordenado pelo professor Walter Cybis(link), o LabIUtil assume sua vocação de P&D fornecendo o terreno para dissertações de mestrado e teses de doutorado e desenvolve projetos de pesquisa nacionais e internacionais na área de engenharia de usabilidade.

Cabe salientar as parcerias internacionais, inicialmente com o INRIA (instituto francês de pesquisa em informática e automação), em particular, com a equipe do projeto Merlin (Méthodes pour l'Ergonomie des Logiciels Interactifs), com a qual se desenvolve técnicas e ferramentas para o trabalho com usabilidade. Mais recentemente em uma cooperação com a EPM, Ecole Polytechnique de Montréal (Canadá), iniciou-se a pesquisa da usabilidade de ambientes virtuais de ensino a distância, visando a realizacao de programas de formação internacional a distância sobre a usabilidade de sistemas de informação.


Adaptação livre do site: www.nngroup.com
realizada por Renate de Oliveira